-
30.04.2025
Juventude em Destaque nos 50 anos da Independência Nacional
A segunda edição do Prémio Nacional da Juventude decorreu sob o testemundo do Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço.
-
07.04.2025
Perto de 250 cidadãos condecorados com a medalha dos 50 anos da Independência Nacional
A outorga da medalha comemorativa dos 50 anos de independência, aos primeiros 247 condecorados, marcou em Luanda, no dia 4 de Abril de 2025, as celebrações do dia da paz e da reconciliação nacional.
-
06.02.2025
O Tribunal Constitucional promoveu, nos dias 5 e 6 de Fevereiro de 2025, uma Conferência Internacional subordinada ao tema "Constitucionalismo como Expressão da Independência e Soberania dos Estados", em alusão às celebrações dos 50 anos da Independência Nacional e dos 15 anos de vigência da Constituição da República de Angola.
-
04.02.2025
O Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, disse, esta terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025, na Província do Uíge, que a “a nossa liberdade só foi possível graças à entrega e determinação dos seus melhores filhos, muitos dos quais derramaram o seu sangue e entregaram as suas vidas para o alcance da independência nacional e podermos erguer a bandeira da liberdade”.
-
29.01.2025
São Silvestre assinalou festividades do 50º aniversário da Independência Nacional
A 68.ª edição da corrida pedestre "São Silvestre 2024" decorreu no âmbito das festividades desportivas comemorativas dos 50 anos de independência nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro de 2025.
- mais notícias »
Subscreva A NEWSLETTER
Receba informações e novidades sobre as Celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional de Angola, subscrevendo à newsletter.
A sua subscrição foi feita com sucesso!
Agradecemos o seu interesse.
12.11.2024
Conselho da República Elogia Programa de Comemorações dos 50 Anos da Independência

O Conselho da República elogiou, em reunião realizada em Luanda, o programa das comemorações dos 50 anos da independência de Angola, destacando-o como abrangente, inclusivo e voltado para a participação cidadã. De acordo com o comunicado da reunião, o programa, que culminará no dia 31 de Dezembro de 2025, evita politização excessiva e conotações partidárias, privilegiando a mobilização de toda a nação para este marco histórico.
Durante o encontro, os conselheiros sugeriram que o programa das festividades seja amplamente divulgado, utilizando todos os meios possíveis, para garantir uma grande participação popular. Vários conselheiros também manifestaram a intenção de apresentar propostas à comissão interministerial encarregada do plano de comemorações.
O Ministro de Estado e chefe da Casa Civil, Adão de Almeida, coordenador da comissão interministerial, informou que as comemorações começam a sentir-se já no dia 22 de Novembro de 2024, com a realização de um fórum nacional sobre a qualidade do sistema de educação e ensino. O objectivo deste fórum é refletir sobre o sistema educacional angolano nos últimos 50 anos e discutir propostas para o futuro.
A cerimónia de lançamento oficial ocorrerá no dia 29 de Novembro de 2024, nas proximidades do Largo da Independência, com um evento que rememorará o momento histórico da proclamação da independência. Durante as celebrações, diversas infraestruturas serão inauguradas, incluindo instalações de administração local.
O acto central contará com a participação de mais de 8.000 pessoas e representantes de 70 países. O evento central, a ser realizado a 11 de Novembro de 2025, incluirá dois desfiles — um civil e outro militar — com discursos e celebrações que reforçarão o orgulho nacional e a unidade do povo angolano.