-
07.04.2025
Perto de 250 cidadãos condecorados com a medalha dos 50 anos da Independência Nacional
A outorga da medalha comemorativa dos 50 anos de independência, aos primeiros 247 condecorados, marcou em Luanda, no dia 4 de Abril de 2025, as celebrações do dia da paz e da reconciliação nacional.
-
04.02.2025
O Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, disse, esta terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025, na Província do Uíge, que a “a nossa liberdade só foi possível graças à entrega e determinação dos seus melhores filhos, muitos dos quais derramaram o seu sangue e entregaram as suas vidas para o alcance da independência nacional e podermos erguer a bandeira da liberdade”.
-
06.02.2025
O Tribunal Constitucional promoveu, nos dias 5 e 6 de Fevereiro de 2025, uma Conferência Internacional subordinada ao tema "Constitucionalismo como Expressão da Independência e Soberania dos Estados", em alusão às celebrações dos 50 anos da Independência Nacional e dos 15 anos de vigência da Constituição da República de Angola.
-
29.01.2025
São Silvestre assinalou festividades do 50º aniversário da Independência Nacional
A 68.ª edição da corrida pedestre "São Silvestre 2024" decorreu no âmbito das festividades desportivas comemorativas dos 50 anos de independência nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro de 2025.
-
19.12.2024
Ciência e Inovação em Destaque nas Comemorações dos 50 Anos de Independência de Angola
No âmbito das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou no dia 13 de Dezembro de 2024, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, a cerimónia de premiação da 1ª Edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação.
-
19.12.2024
Mais de 180 mil habitantes do município da Cela, província do Cuanza Sul, vão beneficiar de mais água corrente potável, com a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água do Wako Kungo, empreitada enquadrada nas celebrações do 50º Aniversário da Independência Nacional.
-
29.11.2024
Ministro de Estado destaca benefícios da independência
O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida afirmou que a conquista da Independência Nacional...
- mais notícias »
Subscreva A NEWSLETTER
Receba informações e novidades sobre as Celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional de Angola, subscrevendo à newsletter.
A sua subscrição foi feita com sucesso!
Agradecemos o seu interesse.
30.04.2025
Juventude em Destaque nos 50 anos da Independência Nacional

A segunda edição do Prémio Nacional da Juventude decorreu sob o testemundo do Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço.
O palco foi a Galeria Fançony, no Futungo de Belas. O pretexto, o reconhecimento da excelência juvenil. E o contexto, de inegável peso histórico: as celebrações dos 50 anos da Independência Nacional. A segunda edição do Prémio Nacional da Juventude decorreu num ambiente marcado pela elevação institucional e pelo simbolismo patriótico, com a presença de altas figuras do Estado e o brilho de jovens talentos que se afirmam como herdeiros e construtores do futuro nacional.
A cerimónia foi presidida pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão Francisco Correia de Almeida, que representou o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, sublinhando, com a sua presença, a importância que o Executivo atribui ao papel da juventude angolana no actual ciclo de desenvolvimento e transformação do país.
Ao longo do acto, que contou igualmente com a presença do Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, foram distinguidos jovens entre os 15 e os 35 anos, provenientes de várias províncias, sendo que Luanda se destacou ao conquistar seis das oito categorias premiadas. Cada um dos galardoados recebeu um prémio no valor de 1 milhão e 500 mil kwanzas, além do reconhecimento público pelos seus feitos.
Jovens que Inspiram um Novo Tempo
Foram laureados Cláudia Simeão Semedo (Empreendedorismo Juvenil), Bruno Dala (Ensino, Investigação e Extensão), Kalunga Mpiasa João Baptista (Invenção e Inovação), Augusta Suzana João (Excelência no Desporto), Yonara Freitas (Superação e Solidariedade na Comunidade), Cíntia Gonçalves (Cultura e Arte), o Núcleo Provincial do Uíge (Associativismo e Voluntariado Juvenil), e o jovem empresário Ribeiro Mulango, da empresa Risdom, Lda (Juventude e Empreendedorismo Empresarial).
Mais do que distinguir o mérito individual, o Prémio Nacional da Juventude 2025 afirmou-se como um gesto colectivo de confiança nas novas gerações. Ao integrar as celebrações do quinquagésimo aniversário da independência, a iniciativa simbolizou o reconhecimento da juventude como alicerce da construção nacional, hoje e nos anos por vir.



