NOTÍCIAS
Home > Notícias > Juventude em Destaque nos 50 anos da Independência Nacional

30.04.2025

Juventude em Destaque nos 50 anos da Independência Nacional

Juventude em Destaque nos 50 anos da Independência Nacional

A segunda edição do Prémio Nacional da Juventude decorreu sob o testemundo do Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço.

O palco foi a Galeria Fançony, no Futungo de Belas. O pretexto, o reconhecimento da excelência juvenil. E o contexto, de inegável peso histórico: as celebrações dos 50 anos da Independência Nacional. A segunda edição do Prémio Nacional da Juventude decorreu num ambiente marcado pela elevação institucional e pelo simbolismo patriótico, com a presença de altas figuras do Estado e o brilho de jovens talentos que se afirmam como herdeiros e construtores do futuro nacional.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão Francisco Correia de Almeida, que representou o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, sublinhando, com a sua presença, a importância que o Executivo atribui ao papel da juventude angolana no actual ciclo de desenvolvimento e transformação do país.

Ao longo do acto, que contou igualmente com a presença do Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, foram distinguidos jovens entre os 15 e os 35 anos, provenientes de várias províncias, sendo que Luanda se destacou ao conquistar seis das oito categorias premiadas. Cada um dos galardoados recebeu um prémio no valor de 1 milhão e 500 mil kwanzas, além do reconhecimento público pelos seus feitos.

Jovens que Inspiram um Novo Tempo

Foram laureados Cláudia Simeão Semedo (Empreendedorismo Juvenil), Bruno Dala (Ensino, Investigação e Extensão), Kalunga Mpiasa João Baptista (Invenção e Inovação), Augusta Suzana João (Excelência no Desporto), Yonara Freitas (Superação e Solidariedade na Comunidade), Cíntia Gonçalves (Cultura e Arte), o Núcleo Provincial do Uíge (Associativismo e Voluntariado Juvenil), e o jovem empresário Ribeiro Mulango, da empresa Risdom, Lda (Juventude e Empreendedorismo Empresarial).

Mais do que distinguir o mérito individual, o Prémio Nacional da Juventude 2025 afirmou-se como um gesto colectivo de confiança nas novas gerações. Ao integrar as celebrações do quinquagésimo aniversário da independência, a iniciativa simbolizou o reconhecimento da juventude como alicerce da construção nacional, hoje e nos anos por vir.