-
30.04.2025
Juventude em Destaque nos 50 anos da Independência Nacional
A segunda edição do Prémio Nacional da Juventude decorreu sob o testemundo do Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço.
-
04.02.2025
O Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, disse, esta terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025, na Província do Uíge, que a “a nossa liberdade só foi possível graças à entrega e determinação dos seus melhores filhos, muitos dos quais derramaram o seu sangue e entregaram as suas vidas para o alcance da independência nacional e podermos erguer a bandeira da liberdade”.
-
06.02.2025
O Tribunal Constitucional promoveu, nos dias 5 e 6 de Fevereiro de 2025, uma Conferência Internacional subordinada ao tema "Constitucionalismo como Expressão da Independência e Soberania dos Estados", em alusão às celebrações dos 50 anos da Independência Nacional e dos 15 anos de vigência da Constituição da República de Angola.
-
29.01.2025
São Silvestre assinalou festividades do 50º aniversário da Independência Nacional
A 68.ª edição da corrida pedestre "São Silvestre 2024" decorreu no âmbito das festividades desportivas comemorativas dos 50 anos de independência nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro de 2025.
-
19.12.2024
Ciência e Inovação em Destaque nas Comemorações dos 50 Anos de Independência de Angola
No âmbito das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou no dia 13 de Dezembro de 2024, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, a cerimónia de premiação da 1ª Edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação.
-
19.12.2024
Mais de 180 mil habitantes do município da Cela, província do Cuanza Sul, vão beneficiar de mais água corrente potável, com a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água do Wako Kungo, empreitada enquadrada nas celebrações do 50º Aniversário da Independência Nacional.
- mais notícias »
Subscreva A NEWSLETTER
Receba informações e novidades sobre as Celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional de Angola, subscrevendo à newsletter.
A sua subscrição foi feita com sucesso!
Agradecemos o seu interesse.
07.04.2025
Perto de 250 cidadãos condecorados com a medalha dos 50 anos da Independência Nacional

A outorga da medalha comemorativa dos 50 anos de independência, aos primeiros 247 condecorados, marcou em Luanda, no dia 4 de Abril de 2025, as celebrações do dia da paz e da reconciliação nacional.
Nos 50 anos da independência de Angola, o país homenageou os heróis da independência, da paz e do desenvolvimento. Em Luanda, aconteceu a primeira cerimónia de outorga da Medalha dos 50 Anos da Independência Nacional.
A secretária de Estado para a Administração do Território, Teresa Quivienguele, explicou que se tratou apenas da primeira de muitas cerimónias que serão realizadas ao longo do ano.
“Como o grupo é muito grande, de pessoas que deram o seu contributo ao longo do nosso processo histórico, não é possível numa única cerimónia de condecorações homenagear toda a gente. Então a estratégia da comissão foi repartir em grupos. Agora é o primeiro grupo e nós vamos ter outros grupos de cidadãos que vão ser condecorados”.
As distinções foram concedidas a angolanos que contribuíram significativamente para a história do país, tendo sido subdivididas, nos termos da legislação respectiva, em duas classes, sendo a classe paz e desenvolvimento, com 148 condecorados, e a classe independência, com 99.
Por ocasião da cerimónia, o Presidente da República, João Lourenço, enfatizou: “A pátria reconhece os feitos daqueles cidadãos que, em circunstâncias difíceis e perigosas, sem esperar por qualquer tipo de vantagem ou recompensa, contribuíram para a consolidação da soberania nacional, bem como para o alcance da paz e da reconciliação nacional.

