NOTÍCIAS
Home > Notícias > Perto de 250 cidadãos condecorados com a medalha dos 50 anos da Independência Nacional

07.04.2025

Perto de 250 cidadãos condecorados com a medalha dos 50 anos da Independência Nacional

Perto de 250 cidadãos condecorados com a medalha dos 50 anos da Independência Nacional

A outorga da medalha comemorativa dos 50 anos de independência, aos primeiros 247 condecorados, marcou em Luanda, no dia 4 de Abril de 2025, as celebrações do dia da paz e da reconciliação nacional.

Nos 50 anos da independência de Angola, o país homenageou os heróis da independência, da paz e do desenvolvimento. Em Luanda, aconteceu a primeira cerimónia de outorga da Medalha dos 50 Anos da Independência Nacional.

A secretária de Estado para a Administração do Território, Teresa Quivienguele, explicou que se tratou apenas da primeira de muitas cerimónias que serão realizadas ao longo do ano.

“Como o grupo é muito grande, de pessoas que deram o seu contributo ao longo do nosso processo histórico, não é possível numa única cerimónia de condecorações homenagear toda a gente. Então a estratégia da comissão foi repartir em grupos. Agora é o primeiro grupo e nós vamos ter outros grupos de cidadãos que vão ser condecorados”.

As distinções foram concedidas a angolanos que contribuíram significativamente para a história do país, tendo sido subdivididas, nos termos da legislação respectiva, em duas classes, sendo a classe paz e desenvolvimento, com 148 condecorados, e a classe independência, com 99.

Por ocasião da cerimónia, o Presidente da República, João Lourenço, enfatizou: “A pátria reconhece os feitos daqueles cidadãos que, em circunstâncias difíceis e perigosas, sem esperar por qualquer tipo de vantagem ou recompensa, contribuíram para a consolidação da soberania nacional, bem como para o alcance da paz e da reconciliação nacional.