15.05.2025Angola honra 50 anos de independência conquistando 87 Medalhas no CAN de MMA
Angola arrecadou, no total, 87 medalhas no Campeonato Africano de Artes Marciais e Mistas (MMA), terminado a 10 de Maio último, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda, realizado em saudação à celebração dos 50 anos de Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro próximo.
Tricampeão da prova continental, o conjunto angolano conquistou 37 medalhas de ouro, 35 de prata e 15 de bronze, em juvenis, juniores, seniores e masters.
A segunda posição na competição coube à República Democrática do Congo (RDC), tendo obtido seis medalhas de ouro, duas de prata e igual número de bronze.
O terceiro posto coube para a África do Sul, que conseguiu duas de ouro, igual número em prata e uma de bronze.
Em quarto ficou a Namíbia, com quatro medalhas de ouro e uma de bronze, ao passo que o Camarões, levou duas de ouro, quatro de prata e seis de bronze.
Eis as outras seleções medalhadas:
6.º Zâmbia (uma de ouro, duas de prata e o mesmo em bronze), 7.º Ilhas Maurícias (uma de ouro e duas de bronze) e 8.º Nigéria (uma de prata).
Participaram 400 atletas de 11 de países, com 108 concorrentes de Angola, em juvenis, juniores, seniores e masters, em ambos os sexos.
Além de Angola, participaram a Nigéria, Zâmbia, África do Sul, Ilhas Maurícias, Congo Brazzaville, Camarões, Argélia, Zimbabwe, Namíbia e República Democrática do Congo.
A festa terminou com a Gala Internacional, no domingo, 11 de Maio, às 19h00, no Pavilhão do Kilamba, tendo como destaque o combate entre o angolano Demarte Pena e Kevin Robledo, do Equador.